quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008


RESUMO 01 - A história tem inicio com o falecimento do senhor Dashwood, que morava nas terras de seu tio que já era idoso e não tinha herdeiros. Assim sendo o senhor Dashwood e sua família herdou as terras após o falecimento do proprietário. Um ano após o ocorrido o senhor Dashwood também veio a falecer, herdando as terras, seu filho John, do primeiro matrimônio, contudo antes de falecer pediu a seu filho que em tempo algum desamparasse sua madrasta e suas irmãs, o que com o apoio de sua esposa, a senhora Fanny, não ocorreu. Obrigando a senhora Dashwood e suas filhas a procurarem uma nova moradia, a esse tempo sua filha mais velha, Elinor estava apaixonada por Edward Ferrars, irmão de sua cunhada, a senhora Fanny. A senhora Dashwood mudou-se com suas filhas para Devonshire, foram morar nas terras de um parente distante, que as acolheu muito bem. Todas sentiram a mudança de ambiente, mas logo se familiarizaram com a nova vida. Tanto que Marianne, irmã de Elinor, logo provoca interesse no Coronel Brandon, um homem vivido, muito reservado, elegante e de gestos educados, de aproximadamente 35 anos. Porem Marianne o rejeita e, se apaixona por Willoughby de Allenham. O compromisso entre os dois é dado como certo até que Willoughby anuncia sua partida atendendo a uma ordem de sua tia, o que provoca em Marianne profunda tristeza e desilusão.
Coube às irmãs Elinor e Margaret, consolar Marianne, que durante um passeio acabaram por encontrar-se com Edward Ferrars, Marianne por um instante esqueceu sua tristeza e se alegrou com a felicidade de sua irmã Elinor. Marianne notou um anel com uma mecha de cabelo trançado a ele, e logo supôs que a mecha pertencia a sua irmã Elinor, Edward permaneceu na companhia da família Dashwood por uma semana e, partiu em seguida. Elinor procurou ocupar seu tempo para evitar o sofrimento que lhe afligia com a falta de Edward. Em um baile, por convite de Lady Middleton, as irmãs Dashwood encontram ? se com Willoughby, que ignorou a presença de Marianne, provocando constrangimento e sofrimento, Marianne, nada explicou. Elinor pediu a senhora Jennnings que parasse de espalhar boato de que sua irmã estava noiva de Willoughby, pois isso a estava prejudicando. Marianne recebeu uma carta onde Willoughby lhe pedia desculpas pelo seu comportamento no baile e desfez toda e qualquer ilusão de Marianne não sentido de que ele não tinha compromisso algum com ela, e lhe pediu desculpas se assim a fez pensar. Elinor considerou a atitude da irmã como imprópria e inaceitável. Marianne havia fantasiado um relacionamento que somente existia em sua cabeça sonhadora. O Coronel Brandon revelou a Elinor que Willoughby era um canalha e havia engravidado e abandonado sua filha de criação, Elinor ficou indignada, e contou tudo a Marianne, que ficou chocada, a partir daí, Marianne não mais evitou a presença do Coronel Brandon. As irmãs Steele chegaram a Londres e Lucy foi hostil com Elinor, ao encontra-la ainda em Londres. O Coronel Brandon se propôs a ajudar Edward e pediu a Elinor para transmitir a oferta. O que foi feito. Viajaram para Cleveland, e lá Marianne ficou enferma, o Coronel ficou muito apreensivo com a saúde de Marianne, e permaneceu com ela até que melhorasse. Com a noticia da eminente morte de Marianne, Willoughby, foi ao encontro desta para se explicar e pedir perdão por todo o sofrimento que lhe causara, foi recebido rispidamente por Elinor, que lhe ouviu pedir perdão pelo sofrimento causado a Marianne, Elinor disse que transmitiria, oportunamente o recado, mas frisou bem que nada do que foi dito justificava sua atitude. Por fim, Marianne se afeiçoa ao Coronel Brandon, casaram-se e eram o retrato da felicidade. Lucy Steele fugiu com Robert Ferrars, logo depois que ele tomou posse da propriedade que sua mãe lhe deu, quando da deserção de Edward. Edward pediu Elinor em casamento, o que foi prontamente aceito e comemorado; posteriormente fez as pazes com sua mãe, a senhora Ferrars, e tomou posse de sua parte na herança, o queproporcionou uma vida confortável a sua nova família.

RESUM O 02- Sensibilidade e Bom Senso (Sense and Sensibility no original) é um livro baseado nas emoções das mulheres. A história foca a familia Dashwood, que consiste na Sra. Dashwood e as suas filhas Elinor, Marianne e Margaret. A história começa com o Sr. Henry Dashwood, que se encontra no seu leito de morte, a obrigar o filho do seu primeiro casamento, John Dashwood, a prometer que irá tomar conta das suas meias irmãs após a morte do pai. No entanto, John, influenciado pela sua mulher, não dá nenhum apoio financeiro às suas irmâs que cedo são obrigadas a mudar-se da casa do pai. Na sua nova casa travam conhecimento com diversas pessoas que acabam influenciando as suas vidas de diferentes maneiras.
Os seus senhorios Sir John Middleton e Lady Middleton são muito amigáveis e várias vezes as convidam para jantar com eles. Numa destas ocasiões as irmãs Dashwood conhecem o Coronel Brandon, um homem de meia idade e muito sério. Tambem conhecem a mãe de Lady Middleton, Sra. Jennings, que se revela uma pessoa muito sociável e faladora. Um dia, Marianne conhece um jovem chamado Willoughby pelo qual rapidamente desenvolve sentimentos fortes, todos se apercebem deste facto sendo o Coronel Brandon particularmente afectado pois ele tambem nutria sentimentos por Marianne. Por outro lado, Elinor fica transtornada quando descobre que o objecto do seu amor, Edward Ferrars (que é irmão da esposa do Sr. John Dashwood) está secretamente noivo de outra mulher. Após algum tempo, Marianne descobre que Willoughby lhe é infiel e é notável como ambos lidam com a situação de maneiras tão diferentes. No fim, Elinor casa com Edward Ferrars e Marianne com o Coronel Brandon.
****
ATENÇÃO
Os resumos acima são do site: http://www.netsaber.com.br/resumos/

Todos os livros acima estão disponíveis para venda em sites pela internet, é só clicar nas imagens que você será redirecionado(a) ao site. Comentários sobre os livros: eu possuo alguns exemplares em casa. Então sugiro: as figuras 2, 5,6 são versões do livro original adaptadas para alunos de inglês como língua estrangeira (graded readers). A figura 7 é a versão original (unambridged) e custou 3 dólares.

A obra de Jane Austen é de domínio público e encontra-se disponível para download:

Tagged: , , , , , , ,

4 comentários:

vida disse...

Adriana,

Boa Noite

Belo blog. Parabéns. O domínio público tem uma tradução grosseiras.
Felicidades

Jan Accioli disse...

oi dri...assisti emma estes dias..mas ainda continuo com o meu preferido razão e sensibilidade.

Marcela Vasconcelos disse...

Eu me tornei fã de Jane Austen... Ela é tão irônica na forma de criticar personagens e costumes que eu me delicio com a leitura! Tb me surpreende o fato de que os personagens são tão reais que a gente começa a pensar "Puxa! Parece com aquela pessoa que eu conheço...". Austen é realmente atemporal. No meu blog, comentei 3 obras delas: Persuasão, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Aproveito para convidá-los a fazer uma visitinha e deixar um comentário: http://giroletra.blogspot.com
Desde já, obrigada e abraço a todos!

Adriana Zardini disse...

Obrigada pela dica Marcela!

Jane Austen Brasil © 2008 - 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org